segunda-feira, 29 de junho de 2009

O Clã das Adagas Voadoras


Filme de Yimou Zhang o mesmo diretor do magnifíco Héroi.


A trama se inicia quando quando o exercito consegue matar o líder do Clã, sabendo que um novo líder foi escolhido e uma espiã do Clã está na casa de prazeres local, dois homens do governo Jin e Leo, decidem armar um plano para através dessa espiã achar o Clã e seu novo líder para derrubá-lo.

Então Jin, se passa por cliente na famosa casa e se encontra com Mei, principal atração da casa, dançarina e cega, após a sua apresentação fantástica, Jin disfarçado tenta a toda força possuir Mei, como combinado Leo chega prende os dois forçando Mei a revelar sua verdadeira identidade.

Presa Mei é libertada por Jin como parte do plano do governo, Leo os segue de perto com seus homens, mais um poderoso general manda também seus homens atrás dos fugitivos e Jin que combatia seus próprios homens agora tem que lutar pela vida.

Em paisagens belissimas vamos acompanhado Jin e Mei na sua jornada rumo ao Clã e sem perceberem rumo a si mesmo, pois o sentimento que os une que crescendo a medida em as dificuldades em se manterem vivos aumentam.

Com cenas de ação de tirar o fôlego, com a câmera seguindo as flechas de Jin ou as Adagas do Clã, somos brindados com a fuídez das lutas e dos atores em ação.

Quando finalmente são encurraldos pelo exercito do general, Jin e Mei, são salvos pelo Clã e lá Jin descobre que Mei além de ser uma agente não era cega, Leo também é descoberto colocando o plano deles em ruínas. Descobrimos mais tarde que Leo era um agente duplo, ele e Mei tinham envolvimento antes dele partir para essa missão de vital importãncia do Clã.

Mei recebe ordens de matar Jin, ela não consegue pois o amor entre eles já se tornou forte demais para deixá-lo morrer, só que Leo descobre a traição de Mei a fere mortalmente. Jin e Leo travam um combate com extrema violência, Mei até então desacorda se levanta e os três ficam num cheque-mate mortal.

Leo ameaã matar Jin e Mei diz o matará se ele matar Jin, as escolhas são feitas de forma trágica para todos. Nesse momento perceberemos quem ama realmente.

Destaque para a trilha sonora de Shigeru Umebayashi, que estou ouvindo enquanto escrevo esse post.

nota 4/5

crítica de Pablo Villaça aqui

hasta la vista!

Nenhum comentário: