quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

Individualismo

"Responda para você mesmo: Alguém já passou por você alguma vez sem lhe notar? Sem dizer bom dia? boa tarde ou perguntar como você está? Como se sentiu? E você já agiu assim com alguém? Se não agiu desta forma então parabéns!.

Desde o elevador até a internet, vivemos em tempo de total solidão, apesar de estarmos em meio a grande aglomerações. As pessoas estão cada vez mais carentes de um abraço, afeto ou expressão de apoio. Isso nos torna insensíveis às necessidades dos outros e individualista para com as nossas necessidades. Alguma vezes nossas atitudes individualistas deixam marcas profundas nas pessoas que nos cercam, e em nossa própria existência. Mas do que nunca as pessoas tem sofrido de depressão, será que o individualismo da vida moderna tem algo a ver com isso?

O computador e o celular podem nos conectar com muitos amigos, familiares, mas nenhum deles podem nos transmitir o calor de um abraço ou o brilho dos olhos. Nem podem, tampouco, enxugar nossas lágrimas. Como é possível vencer o individualismo, mesmo vivendo em um mundo tão competitivo e egoísta? Já que não podemos mudar o mundo, o que faremos para melhorar e espalhar solidariedade?

Pare um pouco agora! Respire fundo, desvie o olhar do computador e focalize o colega ao lado e pergunte para ele como está sendo seu dia, pergunte se ele está precisando de alguma ajuda, se estiver tudo bem sorria para ele e diga que quando precisar de uma mãozinha pode falar com você, porque você tem duas para lhe ajudar.

Nosso individualismo juntamente com as nossas ações egoístas não contribuem para a nossa evolução como seres humanos, ao contrário trazem sofrimentos a nós mesmos e aos nossos semelhantes. Sempre que pensamos no coletivo e agirmos pelo bem de todos , imitamos a Deus."

Autor: Odair José dos Santos

Esse texto de Odair é de uma clareza impressionante, estamos rodeados mas sozinhos, estamos conectados mas isolados, cada vez mais nos tornamos cegos ao que acontece ao nosso lado, não tomamos partido de nada, principalmente quando alguém geme ao nosso lado.

Esse entorpecimento, que acontece por vários fatores, parece uma droga que vai inoculando na mente de todos nós, precismos reagir o mais rápido possível.

hasta lá vista


Nenhum comentário: